Quarentena: Manter as relações em dia previne conflitos.




Os jornais, revistas e sites importantes dentro e fora do país tem anunciado aumento de conflito familiar e conjugal durante esse período de quarentena.


Por que tratamos mal a quem amamos, desconsideramos a quem está do nosso lado e nos irritamos com quem cuida de nós? Naturalmente a primeira explicação é: estresse. Certo. É o estresse que tem causado o aumento inclusive de violência doméstica. Mas quero ir um pouco mais a fundo


Há uma expressão popular que acho interessante: “Seus fantasmas estão rondando você”. Naturalmente, não é uma referência às pessoas falecidas, mas ao conteúdo emocional latente: Lembranças dolorosas, mágoas, complexos, dentre outros.

Fantasmas relacionais são conteúdos do passado que já se reputava por falecidos, mas que emergem com força avassaladora no presente.

Podem manifestar-se a qualquer momento e assombrar a vida.

Por isso às vezes explodimos sentimentos não resolvidos, situações em aberto.

Tudo jorra como uma fonte de dentro de nós. Quando percebemos, já aconteceu.

Habitam o silêncio e a omissão e manifestam-se na irritação, como uma descarga elétrica.

Nascem quando calamos ao invés de falar. Quando nos retraímos, ao invés de enfrentar as situações com liberdade e naturalidade.

Não nos enganemos. O acúmulo dessas situações e conteúdos ruins e não resolvidos, mais dia, menos dia, retornará, causando danos às vezes difíceis de consertar.

Uma forma de prevenir é manter a conversa em dia.


Seja em qualquer ambiente ou tipo de relação, diga respeitosamente tudo o que é preciso ser dito. E deixe que a outra pessoa também possa se expressar. A assertividade é muito bem-vinda. Essa palavra explica a naturalidade em se colocar no mundo, expressar nossa opinião e estar aberto às respostas negativas.

Por isso, converse. Combine com seu cônjuge e/ou familiares que as conversas não serão de julgamento, mas de vontade de compreender o outro. Não se defenda.O outro tem direito a dizer o que pensa sobre você. Converse com liberdade. Seja também ouvinte compassivo. Lançar luz sobre o que está encoberto é a melhor forma de manter relações saudáveis.

Um forte abraço

Domingos Alves

50 visualizações

Receba conteúdos transformadores!

  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin

Domingos Alves | Clínica de Psicologia | Todos os direitos reservados.

© 2020 Webdesign by Jansen Fávero gsite.business

  • YouTube
  • Instagram
  • Linkedin