
Compreenda o processo psicoterapêutico.
Faz parte de meu estilo pessoal, a parceria entre psicoterapeuta e cliente. Assim, há interação durante as sessões, através de conversas bem como da aplicação de técnicas psicológicas.
Com base nesse estilo, utilizo o aporte teórico e prático das seguintes abordagens e técnicas:
-
EMDR (Movement Desensitization and Reprocessing)
-
Terapia de Aceitação e Compromisso,
-
Psicologia Positiva,
-
Mindfulness e
-
Biofeedback.
Todos esses aportes teóricos e práticos foram colecionados ao longo do tempo com o objetivo de trazer saúde e desenvolvimento do potencial de cada pessoa, frente às dores das quais padece, devolvendo sua alegria e equilíbrio para viver.
Compreenda a Psicoterapia
Desenvolvemos uma metodologia que divide a psicoterapia em três processos
Primeiro processo tem o foco no presente e nos sintomas.
Nosso objetivo aqui nesta fase é ajudar a pessoa a lidar com aquilo que atualmente lhe incomoda; sua ansiedade, tristeza, sensações de inadequação, etc. Nosso foco é ajudar a pessoa na regulação emocional e no trato dos seus sintomas.
Para alcançar esse objetivo, utilizamos a ACT (Aceptance and Commitment Therapy): Terapia de Aceitação e Compromisso. Está dentro da classificação de "Psicoterapia baseada em evidências", ou seja, está fundamentada em pesquisas constantes sobre técnicas que apresentam resultados mais rapidamente e com maior probabilidade de mensuração. Ela fundamenta-se não apenas na busca da cura de patologias, mas também, na compreensão dos valores e potenciais da pessoa.
Junto da ACT utilizo o Mindfuness, o Biofeedback a fim de ajudar a pessoa a manter sua regulação emocional e diminuir o sofrimento causado pelos sintomas.
O segundo processo é o passado.
Aprofundamos a terapia com as questões de passado, uma vez que normalmente é nas experiências vividas que estão nossas dores e disfunções presentes.
Para cumprir esse objetivo trabalho com a Terapia EMDR, que é recomendada pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como a melhor metodologia para tratar de situações traumáticas.
A base do EMDR é o fato de todas as nossas dores, sentimentos de inadequações, etc, estarem ligadas à memória que é armazenada no Sistema Nervoso através dos Neurônios e assim, disparam sensações desagradáveis, com as quais lutamos na tentativa de evitá-las.
O terceiro processo é a perspectiva de futuro.
Neste último processo ajudamos a pessoa a enxergar seus horizontes e possibilidades e também a descobrir e comprometer-se com seus valores pessoais, para que seja a pessoa que realmente deseja ser e viva a vida que deseja viver, segundo seus valores pessoais. Nesta fase utilizamos duas importantes abordagens. A ACT (Terapia de Aceitação e Compromisso e a PP (Psicologia positiva)
A psicoterapia um processo simples que começa com o conhecimento do caso e depois aprofundamos para a formulação (compreensão diagnóstica e planejamento terapêutico). Então, municiados dessa orientação, iniciamos o processo terapêutico
A base da terapia é a conversa e os exercícios de autoconhecimento. Nossas emoções feridas em geral formam a base de nosso comportamento disfuncional. Assim, o nosso caminho é compreender essa lógica interna e ajudar você a lidar e a fazer suas escolhas com base segura.
O tempo de cada sessão: Até 50 minutos
EXPERIÊNCIA EM:
-
Depressão
-
Ansiedade
-
Transtornos Fóbicos
-
Transtorno de Estresse Pós-traumático (TEPT)
-
Ataques de pânico
-
Fobia social
-
Angústia
-
Estresse
-
Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)
-
Transtorno Obsesivo Compulsivo (TOC)
FORMAÇÃO:
-
Psicoterapia Breve e Focal, Instituto TAO, 2015
-
Bacharel em Psicologia, Centro Universitário Estácio do ceará, 2016
-
Mindfulness Psychology (Psicologia da Atenção Plena), Centro de Psicologia Positiva e Mindfulness do Paraná, 2017
-
ACT (Acceptance and Commintment Therapy) - Teoria e Prática, Mediador - Centro de Desenvolvimento Profissional, 2018
-
Psicoterapia EMDR, Associação Brasileira de EMDR, 2018
-
Traumas complexos - Espaço da Mente, 2018
-
Formação em Terapia de Aceitação e Compromisso - ACT - Cesde, 2019
-
Traumas de Apego e EMDR
-
Formação em Psicologia Positiva - Wholebeing Institute Brasil - Em andamento
-
Entrelaçamento Cognitivo - Self Care, 2020
Para que serve a Psicologia Clínica?
Para desenvolver o potencial latente de cada um. Nascemos com enorme capacidade para a vida e a felicidade. Todavia, esse potencial vai sendo bloqueado em razão das experiências difíceis, traumas e demais situações que nos roubam de nós mesmos, resultando em uma baixa qualidade de vida e na sensação de desadaptação.
A Psicologia Clínica lida exatamente com o desenvolvimento desse potencial latente, restaurando o sabor de viver.
É uma ciência consagrada há mais de cem anos, sempre atualizada por meio de pesquisa. Tem ajudado centenas de milhares de pessoas em redor do mundo.
Sinto enorme alegria e uma sensação de realização ao ver pessoas melhorando suas vidas ao longo do processo. A expressão de satisfação delas é algo fascinante. Isso é o que me faz entrar no consultório motivado a dar o melhor de mim, atendo à jovens, adultos, idosos.
Meu registro profissional no Conselho Federal de Psicologia é 11/10730 e espero ser útil a você no caminho da saúde, equilíbrio e realização pessoal.